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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aos indignados da sacolinha    por Marília Moschkovich*

 


E se a resistência à mudança de hábitos indicar que colocamos a ética do consumidor acima de todas as outras?
A proibição paulistana (e campineira; e provavelmente em outras cidades também, que eu não saberia citar aqui) de supermercados distribuírem sacolas plásticas para que os clientes transportassem as compras tem sido, no mínimo, polêmica. Grupos raivosos pipocaram na internet de todos os lados: contra, a favor, pela volta das sacolas, pelo fim dos supermercados, e por aí vamos. Por que, afinal, uma decisão aparentemente tão simples gerou tanto ódio?
Comecemos do começo. As sacolas plásticas vinham sendo utilizadas em larguíssima escala e na maioria das vezes sem a menor necessidade (para carregar um litro de leite apenas, por exemplo, muita gente chegava a usar até duas sacolas). O fato de que depois essa sacola será usada como saco de lixo não exime nem elimina o problema de seu uso. Ela será provavelmente destroçada e seus pedaços acabarão na garganta de algum animal ou humano de qualquer forma, poluindo mananciais entre outros problemas associados.
Trata-se de uma questão maior que é o destino do lixo. O “lixo” que a sacola plástica comporta não acaba na porta da sua casa, nem no caminhão, nem no aterro. É um ciclo longo e muito agressivo, já que somos tantas pessoas tão concentradas nas grandes cidades brasileiras. Na grande maioria dos casos, o lixo poderia ser descartado em caixas de papelão ou sacos de papel, talvez um pouco menos agressivos, embora o descarte ideal e menos nocivo talvez fossem latões comunitários, esvaziados direto no caminhão. Você levaria uma caixa plástica reutilizável ao latão, despejaria seu lixo lá, passaria uma aguinha na caixa e voltaria para casa feliz e contente. O caminhão recolheria direto este lixo e levaria o orgânico para uma grande composteira – enquanto o reciclável seria separado em usinas e reutilizado. Não é tão utópico assim, mas é preciso um pouco de vontade política.
Cidades como Campinas (SP), por exemplo, onde moro há sete anos, têm leis que vão exatamente no sentido oposto, proibindo o lixo de ser descartado em qualquer outro recipiente que não uma sacola plástica. Já tentei descartar em caixa e os lixeiros simplesmente não levam – pois consta na legislação que eles só podem levar sacolas plásticas. O lixo é, essencialmente, uma questão política.
Você, leitor ou leitora, que pode ser mais um indignado-das-sacolinhas, sabe que tem, porém, outros motivos para achar essa lei uma idiotice. O primeiro é que ela só proíbe um tipo de sacolinha e apenas se for gratuita – pagando pode. Isto é uma evidência clara de que não se trata em momento algum de preocupação ambiental. Como eu disse, há outras medidas de descarte e tratamento do lixo que precisariam e poderiam ser tomadas em conjunto, se essa fosse de fato a questão central para as prefeituras e governos que proibiram as sacolinhas de mercado.
As sacolas mais baratas do Pão de Açúcar, por exemplo, são produzidas no Vietnã (sustentabilíssimo importar sacolas de navio ou avião) e devem ter um custo de produção equiparável às proibidas sacolas plásticas. Ah, vale lembrar que elas também são plásticas. Mas reutilizáveis por mais tempo. Um plástico mais resistente – sinceramente questionável se é melhor para o meio ambiente, mas enfim, divago.
Por outro lado, não me parece lá muito sensato reivindicar a volta das sacolinhas. Quem o faz, até agora, tem usado o argumento do “consumidor”. Ah, o bom e velho argumento do “consumidor”, o único que cola na sociedade brasileira contemporânea. Parece que agora os supermercados em São Paulo serão obrigados a oferecer uma forma de transporte das mercadorias compradas. Por que o excelentíssimo consumidor não pode fazer um esforço mínimo de lembrar-se de levar o próprio meio de transporte da mercadoria, não sei. Não me parece fazer sentido algum. Não é um argumento, não há uma racionalidade por trás dessa reivindicação e decisão. Simplesmente porque sim. Porque sempre foi feito. Porque há, no Brasil, uma ética do consumidor que suprime e atropela toda e qualquer outra ética.
Quantas vezes você, de folga no domingão, não ficou decepcionado porque um atendente de alguma loja não foi “simpático” com você? Já pensou se fosse você, trabalhando lá no domingão, indo e voltando de ônibus, com um salário de m*rda? Iria querer ser simpático? Será que você foi simpático com ele? Não importa. Nada disso importa. Você está pagando e tem o direito de ser bem tratado por isso: assim funciona a lógica dessa “ética do consumidor” aqui no Brasil. Um cidadão só é cidadão quando é consumidor.
Esse tipo de relação entre as pessoas e destas com as coisas não é lá muito construtivo se pensarmos numa sociedade mais sustentável (já que esta é a palavra da moda). Hierarquizamos pessoas e direitos pelo seu poder de compra, reproduzindo o que fazem as empresas conosco. Temos o direito de enviar para aterros sanitários pedaços de plástico que poluem e matam a fauna, afinal, o preço deles já está incluso na nossa mercadoria.
Aos que se lembram ainda de uma outra questão – a das embalagens, que também produzem lixo (embora, se separadas e recicladas, não causem o transtorno que o descarte de lixo em sacolas plásticas causa; e sim, eu sei que o descarte de lixo vai continuar sendo em sacolas plásticas) – pergunto quantos fazem a própria comida toda ou quase toda, evitando embalagens prontas. Você já fez seus próprios biscoitos? Seu próprio iogurte? Seu sabonete?Cream cheese? Receitas muito, muito simples, que demandam pouco tempo e pouco trabalho (além de poucos ingredientes) e que reduzem a quantidade de lixo que você produz.
As embalagens sempre serão permitidas enquanto os produtos prontos forem permitidos. E não defendo que eles sejam proibidos, não. Mas a educação doméstica, para homens e mulheres, na escola e em outros ambientes educacionais, poderia ser essencial para que pudéssemos aprender que fazer macarrão em casa é simples, fácil, rápido, barato e muito mais saudável para seu corpo e para o corpo das outras pessoas em volta, indiretamente.
Este tipo de relação exige, porém, que a ideia do “privilégio absoluto do consumidor” seja extinta ou, no mínimo, muito questionada. O caminho para uma sociedade sustentável passa necessariamente por uma transformação na qual as pessoas se relacionem mais como cidadãos e cidadãs e menos como produtos numa prateleira. Ou numa sacolinha plástica.
* Marília Moschkovich é editora do blog Mulher Alternativa.
** Publicado originalmente no site Outras Palavras.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Entrevista | 13/1/2012 - 11h03

Escolas: pouca tecnologia e interatividade

por Redação Carta Capital
 
A notícia de que o Ministério da Educação vai distribuir tablets, computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, reacendeu a discussão a respeito da invasão das novas tecnologias no ambiente educacional brasileiro.
O objetivo do novo programa, que deve entrar em vigor em 2012, segundo o ministro Fernando Haddad, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia. Em paralelo aos esforços do MEC, persiste um abismo entre a chegada dos aparelhos às escolas e a sua efetiva utilização pelos docentes.
Uma recente pesquisa, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil com 1.541 professores de 497 escolas de todas as regiões do país, revelou que 64% dos professores sentem que os alunos dominam melhor as ferramentas do que eles. Outros 24% afirmam que não sabem o suficiente para usar a máquina na aula. Sociólogo e doutor em educação, o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Marco Silva, 56 anos, discute com Carta na Escola a presença dos computadores e tablets nas escolas.
Nesta entrevista, o autor do livro Sala de Aula Interativa critica políticas governamentais como o programa Um Computador por Aluno e questiona a inexistência de uma “injeção de ânimo financeiro” para o docente aprender a utilizar novas tecnologias. Silva também elenca outros entraves: a baixa velocidade da banda larga, a falta de formação efetiva dos docentes e a inexistência de um profissional capacitado para fazê-la.
Carta na Escola: Levantamento do Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que os computadores estão em praticamente todas as escolas públicas brasileiras, com 90% deles conectados à internet. Entretanto, a mesma pesquisa revelou que o professor ainda não se sente preparado para utilizar a tecnologia em sala de aula. Quais são as razões dessa contradição?
Marco Silva: A resposta é muito simples. Há uma política de inclusão de computadores nas escolas, mas não há política de formação de professores para seu uso. Os programas de inclusão dos computadores nas escolas do governo cometem esse grande erro. Nas particulares ocorre o mesmo. As pessoas acreditam que basta colocar o computador na escola para que ele imediatamente passe a interferir na mudança curricular. Não é suficiente colocar o computador num laboratório para que o professor possa incluí-lo em sua prática docente. O computador pode interferir profundamente no conceito de currículo, que está muito centrado no professor. Com o computador, a postura docente se tornará mais flexível, no sentido de os alunos ganharem mais participação e importância no processo docência-aprendizagem. Se o professor não tem uma formação adequada para o uso do computador, ele ficará alheio a essa possibilidade e o computador ficará, lamentavelmente, como já está, no laboratório, separado da prática docente.
CE: Como se deu a implementação do programa Um Computador por Aluno? Os resultados foram condizentes com a expectativa do lançamento?
MS: Não. Esse projeto nunca foi adiante. Ele aconteceu em um ou outro lugar. Primeiro, houve grande expectativa em relação ao computador custar R$ 500. As empresas que negociavam o computador nunca conseguiram efetivar esse valor. A segunda impossibilidade foi de que o computador chegou à escola, mas ela não sabia muito bem o que fazer com ele. Isso foi constatado em uma pesquisa na Uerj realizada pela professora Edneia Santos. Quando os computadores chegaram às escolas cariocas, uma das docentes disse: “O que eu vou fazer com essa caixa vazia?”. A professora imaginava que o computador chegaria como um livro ou apostila, cheio de conteúdo para ser aplicado e de informações para o aluno trabalhar. Na verdade, ela teria de incluir conteúdos diversos. Essa foi outra falha do governo: deveria oferecer o computador, formar o professor para seu uso integrado ao currículo escolar e, ao mesmo tempo, ensiná-lo a “encher” aquela máquina com conteúdos importantes.
CE: O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que vai distribuir tablets em escolas públicas. Estes equipamentos vão ajudar no processo educacional ou são mais um produto tecnológico da moda, como foi o notebook?
MS: O tablet é muito mais prático, barato e fácil de ser utilizado do que o computador. Ele rompe com o laboratório de informática, que fica separado da sala de aula, o que, às vezes, impede os professores de se deslocarem com uma turma de 40 alunos. A presença do tablet pode superar essas dificuldades. Mas continuo insistindo no mesmo problema inicial: não adianta chegar o tablet se permanecer o erro de não preparar o professor para usá-lo.
CE: Quais os desafios para o professor formado no modelo em que ele era praticamente o único detentor do saber diante de alunos que dominam ferramentas de busca como o Google ou a Wikipedia?
MS: O conceito de docência será o primeiro a ser questionado, uma vez que o computador, por distinção, é uma máquina interativa, ainda mais quando vinculado à web e às redes sociais. Ele é uma máquina de colaboração, uma máquina de autoria, uma máquina de inteligência coletiva. E o professor não está acostumado a trabalhar com essas posturas. O currículo é muito centrado em sua autoria: docente é o detentor do saber e transmite esse pacote de informação. Esta lógica está estruturada em concordância com a lógica dos meios (de comunicação) de massa, ou seja, a televisão, os impressos, o quadro-negro e até mesmo o PowerPoint. O computador tem uma lógica diferenciada, que supõe a autoria dos seus usuários. Isto tudo quebra ou questiona uma postura professoral tradicional.
CE: Que tipo de planejamento e formação o professor pode buscar, enquanto espera por essa formação do governo?
MS: É muito difícil o sujeito solitariamente correr atrás do prejuízo. É preciso que haja um projeto de formação continuada, bem estruturado, para que ocorra de fato. Porque, muitas vezes, o projeto se inicia, mas não continua. Para mudar mentalidades e práticas, não basta uma palestrazinha de fim de semana ou levar o professor uma vez por semana para o laboratório: é preciso adotar posturas interativas, colaborativas. O mais curioso dessa história é que os clássicos teóricos da educação, Paulo Freire, Anísio Teixeira, Vigotski, todos já acionavam o professor para posturas democráticas, participativas, dialógicas. Estas posturas é que precisam ser desenvolvidas com o computador. É necessário mudar essa prática milenar de ensino unidirecional, pela qual o professor não pode ser responsabilizado. O livro, a tevê e o rádio são unidirecionais – o professor respirou essa lógica durante décadas, por isso a formação terá de ser profunda e significativa. Será preciso um engajamento continuado, com professores bem preparados, para formá-los, e não treiná-los.
CE: Isso não onera ainda mais a carga horária do professor?
MS: Com certeza. Você não consegue tirar o professor para a formação dentro do cotidiano sufocante em que ele está. O professor muitas vezes trabalha em três turnos porque com um só ele não sobrevive. Vive nos engarrafamentos, estressado, com muitos alunos por sala, então é preciso que haja um plus no seu contracheque, uma injeção de ânimo financeiro. Por outro lado, é preciso uma tabela de opções de horários para que ele possa, de fato, ter flexibilidade na carga horária e atue em sua formação no cotidiano. Esses encontros de formação também precisam ser na escola – não adianta convidar o professor para grandes deslocamentos.
CE: Que tipo de profissional pode realizar essa formação?
MS: Esse formador raramente existe. Aqui você de fato vai bater com a cabeça em uma grande parede, porque não existem os formadores de formadores. O formador, em geral, não passa de um técnico de informática. Não basta chamar um rapazinho que entenda de tablets para fazer a formação. O grande desafio é articular o tablet e o computador com a mudança curricular e comunicacional em sala de aula. Os formadores são técnicos, não sabem discutir modificações curriculares, não sabem discutir teoria da comunicação, necessária para questionar a unidirecionalidade. Raros são aqueles formadores com capacidade para mexer com isso.
CE: É preciso formar o formador?
MS: É preciso formar o formador. O desafio é grande. Comprar o computador é fácil, o governo tem dinheiro para fazer isso. Mas é a parte mais simples do processo. O mais difícil é formar o formador e o formador formar o professor. E é exatamente aí que nada ou muito pouco se faz. Quando se faz, é mal feito.
CE: A posse de equipamentos de alto valor agregado, como o próprio tablet, pode elevar a autoestima do aluno de escola pública? Isto pode ter efeito positivo no rendimento em sala de aula?
MS: Sem dúvidas. O lamentável é que o aluno fica operando o tablet nos seus interesses, nas redes sociais, nos jogos online, nas suas curiosidades particulares. O desafio é motivá-lo às coisas próprias do currículo escolar.
CE: Não basta apenas entregar o tablet para o aluno?
MS: Sim, se você entregar o tablet, para onde ele vai? Para o Facebook, para o Orkut e para os games. O aluno não tem outro atrativo agregado à máquina. É preciso também fazer educação com o tablet, não só diversão.
CE: O novo Plano Nacional de Educação aposta na educação a distância para expandir matrículas, especialmente no ensino técnico e na pós-graduação. A baixa velocidade da banda larga no país pode ser um entrave à expansão efetiva da educação a distância?
MS: Temos outro problema enorme. Primeiro, a nossa internet é muito cara, talvez a mais cara do mundo. Não é de hoje que se diz que as escolas têm banda larga, é uma mentira, elas não têm. Quando há internet, ela é muito lenta, perto da conexão discada. Se no seu computador não tem internet, você experimenta um desânimo profundo – é “brochante”, como dizem meus alunos. É exatamente isso. O computador sem internet fica muito próximo de uma máquina de escrever. Não há motivação quando a banda larga não funciona, quando a conexão não funciona. Aqui nós temos outra falha enorme do governo brasileiro. Há uma espécie de promessa, a sociedade fica aguardando a efetivação disso tudo, que nunca acontece. É uma questão para ser resolvida ontem: internet funcionando com banda larga nas escolas. Mas a política pública não funciona, lamentavelmente.
* Publicado originalmente no site Carta Capital.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sociedade civil debate, na ONU, papel que quer ter na Rio+20


por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU
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Sede da ONU em Nova York.
Dezenas de ONGs reuniram-se na sede da organização, nesta quinta-feira (15/12), para discutir propostas que devem ser levadas aos líderes internacionais durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, marcada para junho de 2012.

Dezenas de representantes da sociedade civil compareceram à sede da ONU, em Nova York, para discutir uma participação mais ativa na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em 2012, no Rio de Janeiro.
A contribuição da sociedade civil é um dos pontos altos do encontro, que vai comemorar os 20 anos da realização da Eco-92.
Mídia social
Para maximizar a voz dos cidadãos, a ONU lançou uma campanha, em canais de mídia social, batizada “O Futuro que Queremos”.
Um dos participantes do reunião, Aron Belinky, da ONG Vitae Civilis, falou à Rádio ONU, em Nova York, sobre o que acredita ser um dos maiores desafios do mundo atualmente.
“A maneira como o mundo está organizado hoje não está funcionando, ou seja, nós não estamos conseguindo entregar e, isso não é só uma coisa do Vitae Civilis, é uma percepção ampla, nem o bem-estar, nem as condições de vida mínimas aceitáveis para a grande quantidade da população que existe e, ao mesmo tempo, estamos pondo em risco os recursos naturais e tudo aquilo que suporta a vida humana, não só humana, no planeta”, disse.
Além da Vitae Civilis compareceram à reunião integrantes de outras organizações como a Oxfam e a Visão Mundial.
A Rio+20 deverá reunir cerca de 50 mil pessoas no Rio de Janeiro. Dezenas de chefes de Estado e governo dos países-membros da ONU já confirmaram presença no encontro.
* Publicado originalmente no site da Rádio ONU.

domingo, 18 de dezembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO CURSO ONLINE (Resenha de Bani Szeremeta)

Os planos de ensino são extremamente importantes em qualquer modalidade educacional, uma vez que são fundamentais para uma melhor organização dos conteúdos a serem abordados, e por decorrência, a uma melhor atuação dos professores e alunos no que se refere a alcançar os objetivos de ensino e aprendizagem previamente definidos.  
No entanto, os cursos online, que têm como característica um planejamento mais aberto que visa a maior autonomia dos alunos, devem considerar estratégias pedagógicas estruturadas de acordo com sua modalidade, para que assim os objetivos sejam eficientemente cumpridos. Então, o tutor deve desenvolver um planejamento que possibilite maior liberdade aos alunos, ou seja, no qual consiga estimular apropriadamente: o exercício da habilidade de pensarem de forma crítica, pesquisarem habitualmente e formarem ideias originais.  Para isso, uma das dicas é que os temas propostos, em um curso, sejam apresentados através de um contexto pouco detalhado para que então possibilitem discussões mais abrangentes (PALLOF & PRATT, 2002).
 Assim sendo, deve-se considerar alguns elementos indispensáveis para elaboração de um planejamento aberto válido (PALLOF & PRATT, 2002). Dentre eles destaca-se os seguintes parâmetros: os resultados esperados de aprendizagem; os critérios e requisitos relacionados à avaliação, conteúdos e participação; os métodos de avaliação; o horário disponível para atendimento ideal dos alunos; e a determinação fundamental de diretrizes, normas, regras e funções, que também sejam passíveis de readaptação, a fim de possibilitarem as intervenções dos estudantes e respeitar suas diversidades. Neste contexto, percebe-se que a elaboração de um planejamento consistente não é um procedimento fácil, pois precisa considerar também as características específicas dos alunos e o perfil de determinada turma. Em outras palavras, os planos de ensino online, além de atenderem as questões norteadoras básicas, necessitam não apenas de tutores que dominem os aspectos de suas especialidades referentes ao conteúdo, mas que saibam associar e reformular seus objetivos de aprendizagem de acordo com a realidade e expectativas dos estudantes.
Nesta perspectiva, pode-se concluir então que tranqüilamente o planejamento no curso on-line será mais eficiente na busca da construção de um aprendizado colaborativo adequado.      

REFERÊNCIA

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Segue Superficialidade Humana Interessante. É interessante somente porque é engraçado.

Australiano posa com várias espécies de bichos-pau sobre o corpo

Parque inaugurou habitat para insetos.Visitantes podem chegar perto de vários deles.

Do G1, em São Paulo

O especialista Evan Armstrong posou com várias espécies de bichos-pau sobre o corpo para celebrar a abertura de um habitat para insetos em um parque de vida selvagem em Sydney, na Austrália. O local oferece aos visitantes a chance de chegar perto com alguns dos insetos mais intrigantes da Austrália, incluindo gafanhotos, abelhas e baratas.
Evan Armstrong posou com várias espécies de bichos-pau. (Foto: Torsten Blackwood/AFP)
Evan Armstrong posou com várias espécies de bichos-pau. (Foto: Torsten Blackwood/AFP)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

            A nova relação do saber.  Resenha de Bani Szeremeta

O ciberespaço pode ser entendido como um meio que disponibiliza o acesso a interação de informações e/ou comunicações através de uma “tecnologia mutante” (internet e outras mídias). Já que este espaço tem potenciais características para possibilitar o dinâmico surgimento e/ou renovação de saberes. Neste contexto, é necessário analisar uma nova relação do saber, onde a cibercultura não deve ser simplesmente considerada e reverenciada, mas também constantemente avaliada para se entender melhor e se trabalhar efetivamente com esse atual processo de “construção” do conhecimento.
Deste modo, as reflexões de Lévy (1999), quanto a “nova relação do saber”, remetem a lembrança, quase que instantânea, dos bons e atuais exemplos de sites de bibliotecas digitais, de universidades renomadas, que estão disponíveis para acessos de seus acervos, otimizando o processo de pesquisas de base científica e técnica. Igualmente eficientes, encontramos ainda na web interessantes páginas de “bases de dados”, como por exemplo, a Scielo, que permite a busca por diferentes periódicos. Não se esquecendo de mencionar os sites próprios de revistas de base acadêmica e cientifica. Exemplificam-se estas fontes de pesquisa proporcionadas pela web, pelo fato que refletem bem a eficiência do ciberespaço nas “novas relações do saber”, já que há 10 anos - época em que Lévy (1999) escreveu os textos sobre cibercultura -, muitas destas tecnologias ainda estavam “nascendo” ou “engatinhando”, e atualmente são muito usadas pela comunidade acadêmica. Mas, muitos indivíduos ainda se atrapalham ou não sabem acessar de forma eficiente estes recursos, ou nem ao menos os conhecem.
Deste modo, como o autor mesmo ressalta, se encontramos num “dilúvio” de informações e tecnologias, e por isso se faz necessário ter cautela e/ou conhecimento de como proceder nas diferentes formas de utilização destes recursos. Ou seja, temos que ter um “barco” com uma boa estrutura, e aprendermos acima de tudo a navegá-lo, para não “morrermos afogados” em meio de tantas novidades tecnológicas e informações. Até porque, também encontramos muitos documentos no ciberpaço equivocados ou com informações erradas.  Então, concorda-se plenamente com o autor (Lévy, 1999), quando este descreve que a emergência do ciberpaco não significa que tudo enfim pode ser acessado, é preciso compreender e saber o que salvar deste “dilúvio”. Por isso, através do exemplo dos cursos à distância online, o papel da tutoria é fundamental na orientação dos seus alunos, pelo fato destes muitas vezes ainda estarem desenvolvendo a habilidade para usarem e consultarem sites e outras mídias realmente fidedignos.
Outro problema que assombra a cibercultura, e em contrapartida demonstra, em parte, bem a fragilidade das mutações da educação e economia do saber, são as diversas atitudes antiéticas que encontramos principalmente na utilização da internet. Dentre esta infinidade de posturas, é cabível explanar aqui a “cultura” do “copia e cola”, que é em outras palavras a reprodução integral, rápida e indiscriminada de textos e imagens de outros autores sem ao menos citá-los. Assim, pela falta de orientação, conhecimento e/ou ética o indivíduo pode banalizar o conhecimento e “otimizar” o desconhecimento nessa “nova relação com o saber”. Por isso a urgente necessidade de colocar em pauta a discussão da ‘ética’ nos diferentes métodos de ensino, relacionando-a com as questões da cibercultura. Ao contrário, teremos que ver conformados a expansão de cursos com o perfil de empresas que tem como prioridade ganhar dinheiro e cursistas com apenas interesse em obter diplomas.   Descaracterizando, assim, a economia e as novas relações com o saber e tornando a mutação dos processos educativos, como por exemplo, a educação à distância, indiferentes na construção e evolução dos conhecimentos.
Portanto, pode-se concluir que se deve prezar pela estruturação e manutenção de uma cibercultura acima de tudo muito “crítica”, para uma eficiente relação com o verdadeiro saber.

REFERÊNCIAS

Lévy, P. A Nova Relação com o Saber.(1999). In: ____ Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, p. 157-167.

______. As Mutações da Educação e a Economia do Saber. (1999). In: ____ Cibercultura. São Paulo: Ed. 34,  p. 169-176.