Sejam Bem Vindos!

Este Blog objetiva publicar informações e comentários sobre Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Biologia e até mesmo superficialidades que possam interessar a espécie humana.

sábado, 10 de dezembro de 2011

AMBIENTE VIRTUAL PODE ELIMINAR A DISTÂNCIA? (Resenha de Bani Szeremeta)

A distância transacional entre professor e aluno é ainda uma realidade nos diferentes níveis de educação e modalidades de ensino, prejudicando intensamente os objetivos da aprendizagem. Isto se deve principalmente a postura da maioria dos professores que insistem em utilizar métodos didáticos tradicionais e ultrapassados, ou simplesmente desconhecem novas perspectivas neste contexto.
Deste modo, em acordo com Maciel (2002), é de grande relevância discutir o valor de delinearmos alternativas e diretrizes para reduzir esta distância nos ambientes virtuais de ensino e, por conseqüência, promover uma interação mais efetiva e afetiva entre docentes e estudantes. Neste sentido, uma das vantagens da modalidade online à distância são as tecnologias de informação e comunicação, utilizadas essencialmente nos ambientes virtuais de aprendizagem, que apresentam nítido potencial para “auxiliar” na aproximação de professores e alunos. Isto porque, as TICs possuem recursos e atividades em sua maioria com características “assíncronas” que assim possibilitam condições mais favoráveis para um atendimento e apoio individual e personalizado para os discentes, mesmo em trabalhos realizados em grupo.
Desta forma, no ambiente virtual o tutor-professor identifica com maior eficácia o aluno ausente ou pouco participativo, assim como percebe melhor conflitos entre os alunos e avalia possíveis dificuldades de aprendizagem e relacionamento. E é esta particularidade que também pode ajudar reduzir a distância transacional, já que o aprendiz deverá perceber uma maior presença do profissional, embora geograficamente estejam distantes (MARASCHI, 2000).
No entanto, o ambiente virtual também deve ter como finalidade a concepção de situações de aprendizagem significativas e recursos humanos com disponibilidade subjetiva e objetiva para constituir um diálogo constante (MACIEL, 2002). Pois, as tecnologias são ótimas ferramentas de apoio, mas jamais substituem a importância de um bom planejamento de curso, competência da tutoria e interesse prévio dos alunos.
Assim, pode-se concluir, que somente o compromisso de integração e participação de todos no ambiente educacional, associado com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que empreguem tecnologias midiáticas compatíveis aos diferentes processos e anseios educacionais, que será possível minimizar satisfatoriamente a referida distância.

REFERÊNCIAS

MACIEL, Ira Maria. Educação a distancia. Ambiente virtual : construindo significados. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 38-45, set./dez. 2002. Disponível em < http://www.senac.br/informativo/BTS/283/boltec283e.htm>

MARASCHIN, Cleci. A sociedade do conhecimento e a educação a distância. CAPISANI, Dulcimira. Educação e arte no mundo digital. Campo Grande, MS: EAD/UFMS, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário