Sejam Bem Vindos!

Este Blog objetiva publicar informações e comentários sobre Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Biologia e até mesmo superficialidades que possam interessar a espécie humana.

domingo, 18 de dezembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO CURSO ONLINE (Resenha de Bani Szeremeta)

Os planos de ensino são extremamente importantes em qualquer modalidade educacional, uma vez que são fundamentais para uma melhor organização dos conteúdos a serem abordados, e por decorrência, a uma melhor atuação dos professores e alunos no que se refere a alcançar os objetivos de ensino e aprendizagem previamente definidos.  
No entanto, os cursos online, que têm como característica um planejamento mais aberto que visa a maior autonomia dos alunos, devem considerar estratégias pedagógicas estruturadas de acordo com sua modalidade, para que assim os objetivos sejam eficientemente cumpridos. Então, o tutor deve desenvolver um planejamento que possibilite maior liberdade aos alunos, ou seja, no qual consiga estimular apropriadamente: o exercício da habilidade de pensarem de forma crítica, pesquisarem habitualmente e formarem ideias originais.  Para isso, uma das dicas é que os temas propostos, em um curso, sejam apresentados através de um contexto pouco detalhado para que então possibilitem discussões mais abrangentes (PALLOF & PRATT, 2002).
 Assim sendo, deve-se considerar alguns elementos indispensáveis para elaboração de um planejamento aberto válido (PALLOF & PRATT, 2002). Dentre eles destaca-se os seguintes parâmetros: os resultados esperados de aprendizagem; os critérios e requisitos relacionados à avaliação, conteúdos e participação; os métodos de avaliação; o horário disponível para atendimento ideal dos alunos; e a determinação fundamental de diretrizes, normas, regras e funções, que também sejam passíveis de readaptação, a fim de possibilitarem as intervenções dos estudantes e respeitar suas diversidades. Neste contexto, percebe-se que a elaboração de um planejamento consistente não é um procedimento fácil, pois precisa considerar também as características específicas dos alunos e o perfil de determinada turma. Em outras palavras, os planos de ensino online, além de atenderem as questões norteadoras básicas, necessitam não apenas de tutores que dominem os aspectos de suas especialidades referentes ao conteúdo, mas que saibam associar e reformular seus objetivos de aprendizagem de acordo com a realidade e expectativas dos estudantes.
Nesta perspectiva, pode-se concluir então que tranqüilamente o planejamento no curso on-line será mais eficiente na busca da construção de um aprendizado colaborativo adequado.      

REFERÊNCIA

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula online. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário