e55 300x257 Sociedade civil debate, na ONU, papel que quer ter na Rio+20
Sede da ONU em Nova York.
Dezenas de ONGs reuniram-se na sede da organização, nesta quinta-feira (15/12), para discutir propostas que devem ser levadas aos líderes internacionais durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, marcada para junho de 2012.

Dezenas de representantes da sociedade civil compareceram à sede da ONU, em Nova York, para discutir uma participação mais ativa na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em 2012, no Rio de Janeiro.
A contribuição da sociedade civil é um dos pontos altos do encontro, que vai comemorar os 20 anos da realização da Eco-92.
Mídia social
Para maximizar a voz dos cidadãos, a ONU lançou uma campanha, em canais de mídia social, batizada “O Futuro que Queremos”.
Um dos participantes do reunião, Aron Belinky, da ONG Vitae Civilis, falou à Rádio ONU, em Nova York, sobre o que acredita ser um dos maiores desafios do mundo atualmente.
“A maneira como o mundo está organizado hoje não está funcionando, ou seja, nós não estamos conseguindo entregar e, isso não é só uma coisa do Vitae Civilis, é uma percepção ampla, nem o bem-estar, nem as condições de vida mínimas aceitáveis para a grande quantidade da população que existe e, ao mesmo tempo, estamos pondo em risco os recursos naturais e tudo aquilo que suporta a vida humana, não só humana, no planeta”, disse.
Além da Vitae Civilis compareceram à reunião integrantes de outras organizações como a Oxfam e a Visão Mundial.
A Rio+20 deverá reunir cerca de 50 mil pessoas no Rio de Janeiro. Dezenas de chefes de Estado e governo dos países-membros da ONU já confirmaram presença no encontro.
* Publicado originalmente no site da Rádio ONU.